Ir para o conteúdo principal
Agriculture and rural development

Indicações geográficas: alimentos e bebidas

Conheça os alimentos e bebidas europeus protegidos pelos sistemas de indicação geográfica da UE. 

Os alimentos e bebidas europeus refletem a diversidade cultural e a riqueza das paisagens do continente. Os sistemas de indicação geográfica da UE protegem o saber-fazer, a autenticidade e condições agroambientais específicas.

As indicações geográficas (IG) compreendem as indicações geográficas protegidas (IGP) e as denominações de origem protegidas (DOP). Estes sistemas protegem o nome de um produto proveniente de uma região específica e resulta de um processo de produção tradicional específico.

No que se refere às DOP, as matérias-primas devem ser provenientes da região de origem, onde devem decorrer todas as etapas da produção. No caso das IGP, pelo menos uma das fases de produção, transformação ou preparação deve ocorrer na região.

pdo-pgi-list-header_pt.png

The hardy, nutrient rich grasses found in the salt meadows of the Wadden Sea region give Vadehavslam PGI its distinctly salty and delicious taste.

Alho da Graciosa PGI garlic is characterised by its medium-low intensity aroma, even uncrushed.

Louvada pelo seu perfil aromático único, a produção de «Vanille de l’île de La Réunion» IGP tem-se aperfeiçoada com a mestria reunionense ao longo de 200anos.

Há 700 anos que o «Piranska Sol» (DOP) é produzido na costa eslovena pelos mesmos métodos tradicionais.

O Turrón de Alicante IGP e o Turrón de Jijona IGP são uma doçaria regional do sul de Espanha à base de amêndoas e mel produzidos num clima solarengo.

Outrora um dos doces festivos favoritos da família real saxónica, o Dresdner Christstollen IGP é um bolo artesanal de especiarias, com frutos secos e cristalizados, pincelado com manteiga.

A textura tenra e o sabor suave dos Asperges du Blayais IGP são muito característicos, tornando-os uma iguaria vegetal muito especial produzida no sudoeste da França.

A azeitona Cornicabra, proveniente dos Montes de Toledo, em Espanha, é a única variedade utilizada na produção do azeite Montes de Toledo DOP.

O Allgäuer Bergkäse DOP é um queijo alemão feito a partir de leite cru destinado à caseificação na região de Allgäu, na Bavária e no Estado federado alemão vizinho de Bade-Vurtemberga.

O Strandzhanski manov med DOP é um mel castanho-escuro, doce e fluído, proveniente das florestas de carvalho do maciço de Strandzha.

A Suska sechlońska IGP é uma variedade tradicional de ameixa seca fumada em fornos de lenha no sul da Polónia.

O Kraški pršut é obtido por secagem/maturação ao ar de coxas frescas de porco no planalto de Karst no sudoeste da Eslovénia.

Agradável, macio e picante, o Telemea de Sibiu IGP é um queijo romeno tradicional feito de leite de ovelha.

Bem enraizado na história de Verona e famoso pelo seu sabor e textura distintos, este arroz italiano de grande qualidade é perfeito para a confeção de risotos.

As doces e douradas ervilhas partidas Fava Santorinis DOP são colhidas num pequeno grupo de ilhas no sul do Mar Egeu.

O Jambon d’Ardenne IGP belga possui um sabor característico que evoca o microclima das Ardenas e que é perfeito para produzir este produto.

É a cor laranja característica das Kalix Löjrom DPO que distingue esta especialidade sueca de outros tipos de ovas.

As salsichas húngaras Gyulai kolbász ou Gyulai pároskolbász IGP têm uma história fascinante e um agradável aroma a fumo e especiarias.

O vodca estoniano IGP é uma bebida espirituosa à base de centeio, trigo e/ou batatas que é produzida na Estónia a partir de produtos cultivados neste país.

A metamorfose da chicória de simples flor de berma da estrada em Radicchio Rosso di Treviso IGP é fruto de uma reprodução seletiva cuidadosa, da inovação e do saber artesanal.

De cor branca e com uma textura cremosa, a Mozzarella di Bufala Campana DOP é um queijo é produzido unicamente com leite fresco de búfala asiática.

A Geraardsbergse Mattentaarten IGP é uma especialidade tradicional flamenga preparada com massa folhada, de crosta castanha escura.

A conhecida qualidade da cerveja de Munique, fabricada com as águas das nascentes subterrâneas da região, atrai todos os anos mais de 6milhões de pessoas à cidade.

O Chianti DOP é um dos vinhos italianos mais conhecidos em todo o mundo.

Aromas de nozes. Cor de marfim dourado. O Comté DOP não é um queijo de pasta dura qualquer.

Quem nunca ouviu falar do presunto de Parma DOP? Esta carne italiana curada pode ser encontrada em lojas e restaurantes de todo o mundo.

O uísque irlandês, uma das bebidas espirituosas mais antigas do mundo, é destilado na Irlanda desde o século VI.

Os vinhos de Bordéus gozam de uma excelente reputação, conseguida graças a séculos de experiência e às soberbas condições da região onde as uvas são cultivadas.

O Krokos Kozanis DOP – ou açafrão grego – é conhecido pelo seu sabor intenso e a sua cor de grande qualidade.

Salgado e ligeiramente ácido, o Feta DOP é um queijo tão rico de história como de sabor.

Indicações geográficas: receitas com produtos de qualidade

Acompanhe-nos numa viagem culinária pela Europa e conheça novos sabores graças a produtos protegidos por indicações geográficas.