Ir para o conteúdo principal
Agriculture and rural development

Kalix Löjrom DOP

A denominação de origem protegida (DOP) garante que todas as partes do processo de produção, transformação e preparação tenham lugar na região especificamente designada.

Origens

As Kalix Löjrom DOP ou ovas de coregono-branco obtiveram a denominação de origem protegida (DOP) em 2010.

Gulf of Bothnia

O coregono-branco utilizado para produzir as Kalix Löjrom DOP encontra-se na região que circunda os municípios de Pitea ,Lulea, Kalix e Haparanda. No mar, é pescado dentro dos limites das águas que se estendem entre o estuário do rio Tornea, a norte, e o estuário do rio Aby, a sul, até a uma distância não superior a 40 km da costa. Esta parte específica do golfo de Bótnia é uma zona de desova do coregono-branco. Todo o processo de preparação das Kalix Löjrom tem de ter lugar nesta área geográfica delimitada.

archive map of Gulf of Bothnia

As Kalix Löjrom DOP caracterizam-se pelo seu sabor e pela sua cor laranja imediatamente reconhecível, que corresponde à referência S2070-450R na escala cromática nacional sueca. Esta tonalidade laranja específica distingue as ovas Kalix Löjrom DOP das ovas extraídas do coregono-branco de água doce, que são amarelas.

Tanto o aroma distintivo como a pigmentação única das ovas estão diretamente associados ao tipo de alimentação específica do coregono-branco. A água fria e limpa desta parte do golfo de Bótnia, onde este peixe se reproduz e permanece durante o período de captura representa, sem dúvida, também, um fator determinante. Devido aos mais de oito grandes rios, numerosos riachos e cursos de água que desaguam nesta parte do golfo de Bótnia, a água é potável.

O método tradicional de produção das Kalix Löjrom DOP contribui também para a sua reputação incomparável. O manuseamento das ovas é efetuado segundo métodos tradicionais e exige muitos anos de experiência. O sabor arredondado das Kalix Löjrom, juntamente com o seu travo suave a óleo de peixe macio e a sal, conferem-lhe o seu caráter único.

Produção

a picture of the small salmonid fish species

As Kalix Löjrom DOP são produzidas a partir de ovas de coregono-branco, também conhecido como coregonus albula. Este peixe provém de uma parte específica do golfo de Bótnia, o que faz toda a diferença em termos de alimentação e zona de captura, fatores que estão associados.

O coregono-branco alimenta-se exclusivamente de recursos naturais proporcionados pelo seu meio ambiente. As águas do golgo de Bótnia, livres de insetos de água doce, produzem os crustáceos planctónicos de que o coregono-branco se alimenta. O tamanho da zona de captura varia consoante o influxo de água doce durante as cheias da primavera. O aumento da quantidade de água doce proporciona ao peixe uma área de alimentação mais vasta.

O processo de preparação das Kalix Löjrom DOP inclui diversas fases: lavagem, compressão, filtragem, secagem, salga e limpeza. O tamanho das ovas aumenta ao longo das cinco semanas do período de captura, passando de cerca de 0,8 mm durante a primeira semana para cerca de 1,3 mm durante a quinta semana. Após terem sido manualmente extraídas do peixe no dia em que este é pescado, as ovas são cobertas de sal.

a fisherman with a catch of fish and a factory worker cleaning fish
Kalix Lojrom processing

As Kalix Löjrom DOP são sobretudo vendidas congeladas ou descongeladas. É igualmente possível obtê-las frescas, se bem que em quantidades mais pequenas, durante o período de captura. O método de liofilização reduz o conteúdo total de água das ovas a 37,7 %. O seu teor total de sal é de 4,3 %. Quer o produto seja congelado, descongelado ou fresco, as suas características permanecem inalteradas.

Para mais informações

Kalix Löjrom PDO – especificações jurídicas

Denominação de origem protegida

Alimentos e bebidas de qualidade em toda a Europa