A investigação e a inovação no setor agrícola da UE regem-se por uma abordagem estratégica a longo prazo centrada na criação de valor a partir dos solos por meio de uma produção primária sustentável, bem como numa maior inovação rural. Trata-se de um instrumento essencial para combater problemas como as alterações climáticas, a degradação do ambiente e a perda de biodiversidade.
O programa Horizonte Europa reforça o impacto da investigação e inovação da UE, apoiando e executando as políticas da UE, dando paralelamente resposta aos desafios globais.
A PEI-AGRI visa promover a competitividade e a sustentabilidade na agricultura e na silvicultura, tendo por base uma relação harmoniosa com os recursos naturais de que depende a agricultura.
São necessários Sistemas de Conhecimento e Inovação Agrícolas (SCIA) eficazes em toda a UE para garantir que os agricultores, os silvicultores e as comunidades rurais possam responder aos desafios com que se deparam.
As missões da UE apoiarão a transformação da Europa num continente mais ecológico, mais saudável, mais inclusivo e mais resiliente.
A Década Digital da UE conferirá às pessoas e às empresas os meios de se apropriarem de um futuro digital sustentável e próspero, centrado no ser humano.
A investigação e a inovação constituem uma componente fundamental da transição para sistemas agrícolas e comunidades rurais mais sustentáveis.