Tendo isto em conta, a política agrícola comum (PAC) conjuga abordagens de caráter social, económico e ambiental com vista a assegurar uma gestão agrícola sustentável na União Europeia.
Uma PAC socialmente sustentável
A PAC apoia as comunidades rurais e facilita o papel essencial que tanto a agricultura como a silvicultura desempenham na sociedade em geral.
Sustentabilidade ambiental
A política agrícola comum visa combater as alterações climáticas, proteger os recursos naturais e aumentar a biodiversidade na UE.
Sustentabilidade económica
Investigação e inovação
Silvicultura
Visão a longo prazo para as zonas rurais
Pacto Ecológico Europeu

O Pacto Ecológico Europeu permitirá à UE transformar-se numa economia moderna, competitiva e eficiente em termos de utilização dos recursos, o que melhorará a vida dos cidadãos da UE; paralelamente, promoverá a luta mundial contra as alterações climáticas.
Temas abordados
Promover a biodiversidade
A PAC pretende salvaguardar a biodiversidade através de práticas agrícolas sustentáveis.
Proteger os recursos naturais
A PAC garante uma gestão responsável dos solos, da água e do ar em todo o território da UE.
Pacto Europeu para os Solos
Tal dirigirá o processo de transição para solos mais saudáveis na UE.
Ligações conexas
Estratégia do Prado ao Prato
Tornar mais sustentável a cadeia de aprovisionamento alimentar na UE do prado ao prato: para um sistema alimentar equitativo, saudável e respeitador do ambiente.
Planos estratégicos da PAC
Os planos permitirão aos países da UE responder às suas necessidades agrícolas específicas e obter resultados consentâneos com os objetivos da UE no âmbito da nova PAC.
Ecologização
Apoiar as práticas agrícolas que contribuam para a consecução dos objetivos da UE nos domínios do ambiente e do clima.

A agricultura biológica é um método agrícola que visa produzir produtos alimentares por meio de substâncias e processos naturais com um impacto ambiental limitado.