
Um queijo curado Allgäuer Bergkäse DOP, em forma de roda, pesa entre 15 kg e 50 kg. Apresenta orifícios do tamanho de uma ervilha que se desenvolvem de forma isolada e esparsa na pasta do queijo. O teor de matéria seca do Allgäuer Bergkäse DOP é de 62%, sendo o seu período de maturação de quatro meses.
Os pastores dos Alpes suíços fizeram da região de Allgäu, na Alemanha, a sua segunda casa contribuindo para a criação de novas variedades de queijo.
Origens
O queijo alemão Allgäuer Bergkäse DOP, fabricado a partir de leite de vaca cru na região de Allgäu, obteve a denominação de origem protegida (DOP) em 1997.
O odor característico deste queijo resulta do leite fresco proveniente de gado criado nas pastagens do sopé setentrional dos Alpes. Os arrabaldes de Lindau (no lago Constança), Oberallgäu, Ostallgäu e Unterallgäu na parte suábia da Baviera, incluindo as localidades de Kaufbeuren, Kempten e Memmingen, também situadas nesta região da Alemanha, constituem o ambiente único onde é produzido este queijo de renome. O Allgäuer Bergkäse DOP é igualmente produzido nos distritos de Ravensburg e Bodenseekreis, na região sudeste do Estado federado alemão vizinho de Baden-Württemberg.

Foi nestes pastos verdejantes de montanha, que proporcionam vistas magníficas, na região alpina de Allgäu, que os pastores dos Alpes suíços, por volta de 1820, começaram a desenvolver a sua atividade. Da região alpina da Suíça vieram também produtores de queijo que se estabeleceram na região de Allgäu que lhes lembrava a região de que eram oriundos, nomeadamente em termos de clima, paisagens e estrutura agrícola. Em consequência, começaram a incorporar as suas próprias técnicas de fabrico de queijo, dando origem à produção de novas variedades inspiradas no Emmental suíço tradicional, por exemplo, e contribuindo para o melhoramento de variedades existentes, em especial do Bergkäse (queijo de montanha).
Produção

Cada montanha confere um sabor especial ao queijo, e no caso do Allgäuer Bergkäse DOP isto não é exceção. Desde o leite ao produto final, é essencial manter um elevado nível de qualidade em todo o processo de fabrico do queijo. Tal como estabelecido pela associação do setor dos laticínios local, o leite provém de uma zona de produção claramente demarcada. Os fabricantes de queijo da região utilizam exclusivamente leite de vaca não tratado, que é aquecido a uma temperatura inferior a 40 °C antes de o leite coalhar.
Um queijo Allgäuer Bergkäse DOP, em forma de roda, pesa entre 15 kg e 50 kg. Apresenta orifícios, geralmente do tamanho de uma ervilha, que se desenvolvem de forma isolada e esparsa na pasta do queijo. O teor de matéria seca do queijo Allgäuer Bergkäse DOP é de 62%, sendo o seu período de maturação de quatro meses. O teor mínimo de matéria gorda do queijo varia entre 45% e 49 %.
O Allgäuer Bergkäse DOP é um queijo inimitável, com um sabor próprio das zonas de pastagem dos Alpes que varia entre o suave e o muito aromático.
Mais informações
Allgäuer Bergkäse DOP – especificações jurídicas

Pappardelle com queijo Allgäuer Bergkäse DOP, batata doce e avelãs
Receita de massa com o queijo alemão Allgäuer Bergkäse DOP, que lhe dá um toque especial que faz a diferença.