Ir para o conteúdo principal
Agriculture and rural development

Aperitivo à base de Gyulai Kolbász/pároskolbász IGP

Experimente uma receita que lhe permitirá descobrir o sabor único destas salsichas húngaras, fumadas e sujeitas a um processo de maturação de várias semanas, nas condições climáticas locais da região em que são produzidas.

Preparação

Ingredientes

  • 1 pacote de massa brick

  • 220 g de salsichas Gyulai kolbász ou pároskolbász IGP (finamente picadas)

  • 70 g de natas batidas

  • 4 ovos cozidos, cortados em cubos

  • 250 g de manteiga com sal

  • 10 g de sementes de mostarda de Dijon (tipo Dijon)

  • sal e pimenta

Instructions

1. Desenrole a folha de massa brick e corte 2 porções por pessoa.

2. Com a ajuda de um pincel, aplique uma camada de manteiga sobre cada porção de massa.

Preaqueça o forno a 175º C e coza durante 15 minutos ou até que a massa atinja uma cor castanho-dourada.

3. Misture cuidadosamente os restantes ingredientes, combinando a salsicha Gyulai kolbász ou pároskolbász IGP, os ovos, as sementes de mostarda, as natas batidas, o sal e a pimenta.

4. Coloque uma colherada de mistura sobre cada porção de massa e cubra com uma segunda porção de modo a formar uma pequena sanduíche. Repita a operação as vezes que for necessário.

5. Bom apetite!

Razões para apreciar as salsichas Gyulai kolbász ou pároskolbász IGP

As salsichas Gyulai kolbász or Gyulai pároskolbász IGP apresentam uma superfície ligeiramente rugosa de cor vermelha acastanhada. São compactas e flexíveis, o que facilita a fatiagem. A superfície cortada revela fragmentos de carne e toucinho uniformemente distribuídos na polpa. O sabor e consistência harmoniosos deste produto definem o seu caráter único.

As salsichas Gyulai kolbász ou Gyulai pároskolbász IGP obtiveram a designação de indicação geográfica protegida (IGP) em 2010. São vendidas em pares de 18 a 26 centímetro de comprimento, devendo uma das salsichas ostentar um rótulo. Podem igualmente ser vendidas sob a forma de fatias, após se ter retirado o invólucro.