Skip to main content
Agriculture and rural development

Iniciativas para o desenvolvimento rural e a inovação na fase de pré-adesão à UE

Redes para o desenvolvimento rural e a inovação

A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (REDR) é o ponto de contacto para todas as redes rurais nacionais da Europa, promovendo o intercâmbio de ideias e melhores práticas e organizando eventos em rede para estimular o desenvolvimento das zonas rurais.

A Parceria Europeia de Inovação para a Agricultura (PEI-AGRI) promove igualmente a inovação na agricultura e no desenvolvimento rural.

O instrumento de assistência de pré-adesão para o desenvolvimento rural (IPARD), apoiado pela medida «Assistência Técnica», incentiva a criação e as atividades de redes nacionais similares para o desenvolvimento rural nos países candidatos. Para ficar a saber como pode participar nas atividades de uma rede no seu país, consulte o sítio Web IPARD nacional.

As redes de desenvolvimento rural dos Balcãs nos Balcãs Ocidentais são apoiadas por dois projetos ao abrigo da assistência de pré-adesão: o «ALTER – territórios locais ativos para o desenvolvimento económico das zonas rurais» e o «NAGE – trabalhar em rede e defesa da economia verde». O IPARD apoiou igualmente a criação da rede na Turquia.

Desenvolva a sua iniciativa LEADER local

Já pensou em lançar uma iniciativa de desenvolvimento local na sua zona rural? Pode seguir uma metodologia LEADER estabelecida, praticada e desenvolvida na UE desde 1995. e que já está a ser utilizada em projetos nos Balcãs Ocidentais e na Turquia.

O objetivo é reunir autoridades públicas, empresas rurais, agricultores, organizações locais e pessoas de diferentes setores para formar um grupo de ação local (GAL). Os membros têm interesses diferentes e contribuem de várias formas, identificando os pontos fortes e fracos a nível local e definindo prioridades conjuntas nas suas estratégias de desenvolvimento local. Uma vez elaborada a estratégia, podem passar à sua aplicação.

Os programas IPARD podem apoiar iniciativas LEADER no âmbito das medidas 5 («Execução de estratégias de desenvolvimento local – abordagem LEADER») e 9 («Assistência técnica»).

Saiba mais sobre a metodologia e iniciativas de desenvolvimento bem-sucedidas encontrando alguns dos milhares de grupos de ação local da União Europeia no âmbito da REDR e dos eventos organizados pelos grupos de ação local da UE.

Documents

29 JANEIRO 2019
A guide to getting the LEADER approach up and running in the Western Balkans, Turkey and beyond
English
(9.72 MB - PDF)
Descarregar