Ir para o conteúdo principal
Agriculture and rural development

Grupo de Trabalho para a África Rural

Reforçar a parceria UE-África nos setores da alimentação e da agricultura.

Quadro de referência do grupo de trabalho

Em setembro de 2018, o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, publicou uma comunicação sobre a Aliança África-Europa para Investimentos e Empregos Sustentáveis, que incluía um compromisso reforçado no sentido do desenvolvimento sustentável da África rural mediante o incremento da cooperação e do diálogo com a União Africana (UA).

O Grupo de Trabalho para a África Rural (GTAR) foi criado para aconselhar a Comissão sobre a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a criação de emprego no setor agroalimentar e da economia rural no continente africano.

Os onze membros do GTAR possuem conhecimentos especializados nos domínios da agricultura, dos agronegócios e da agroindústria (em especial sobre o setor agroalimentar do continente africano), bem como do comércio, política de desenvolvimento e questões relacionadas com as migrações. Os membros do GTAR foram incumbidos de:

  • prestar aconselhamento sobre a forma de acelerar a obtenção de resultados melhorando a coordenação com iniciativas existentes, para estimular o investimento público e privado no desenvolvimento da agricultura, dos agronegócios e da agroindústria em África;
  • estudar formas de partilhar os conhecimentos e os saberes adquiridos no âmbito das políticas agrícola e de desenvolvimento rural da UE, a fim de criar oportunidades de emprego e gerar receitas para a África rural;
  • definir estratégias para fomentar e dar prioridade a uma reforma da política e regulamentação agrícolas nos países africanos [em conformidade com o Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP) e a Declaração de Malabo] e facilitar o investimento privado responsável na agricultura e nos agronegócios no continente africano, com vista a incentivar o comércio intra-africano e as exportações dos países africanos;
  • definir estratégias para apoiar os jovens africanos que trabalham no setor da agricultura e da agroindústria.
young black male farmer attending to his crop

Relatório de síntese (2019)

Em março de 2019, o GTAR publicou um relatório de síntese onde propunha estratégias e políticas para a transformação da África rural. As propostas visavam tirar partido da cooperação entre a UA e a UE, bem como dar um contributo firme para a estratégia conjunta África-UE, a Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Neste relatório, o GTAR apelava a uma parceria inovadora para o desenvolvimento do setor agroalimentar e da economia rural de África, a três níveis: interpessoal, interempresarial e intergovernamental.

O relatório definia quatro domínios de ação estratégicos para a transformação da agricultura e da economia rural em África, a aplicar a médio e longo prazo:

  1. Abordagem territorial, com o objetivo de criar emprego e aumentar o rendimento;
  2. Gestão sustentável das terras e dos recursos naturais e ação climática;
  3. Apoio à transformação sustentável da agricultura africana;
  4. Desenvolvimento do setor alimentar e dos mercados de produtos alimentares em África.

Para lançar a colaboração nestes domínios de atuação, o GTAR recomendou seis iniciativas de curto a médio prazo:

  • – apoiar a governação rural e um programa de ação local inovador, baseado no desenvolvimento territorial

  • – integrar a sustentabilidade ambiental e promover a ação climática

  • – lançar uma iniciativa em matéria de conhecimento, inovação e ligação em rede com vista à transformação da agricultura e das zonas rurais

  • – melhorar o acesso ao financiamento privado e aos instrumentos de cooperação da UE para as pequenas e médias empresas do setor agrícola e alimentar

  • – incrementar o desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis, a integração regional e o comércio intrarregional

  • – partilhar os conhecimentos especializados europeus e africanos no domínio da agricultura e do desenvolvimento rural

Relatório

Relatório de síntese completo do Grupo de Trabalho para a África Rural, publicado em março de 2019.

7 DE MARÇO DE 2019
Report: An Africa-Europe agenda for rural transformation - Task Force Rural Africa

Consulta pública

Em maio de 2019, foi lançada uma consulta pública para recolher os pontos de vista das partes interessadas sobre o relatório e as recomendações do GTAR. Os resultados da consulta foram publicados em dezembro de 2019.

20 DE DEZEMBRO DE 2019
Outcomes of the public consultation on the Task force rural Africa report

Atualização do relatório (2020)

Em agosto de 2020, o GTAR atualizou as suas recomendações a fim de ter em conta o impacto da pandemia de COVID-19 e a alteração da política climática da UE introduzida pelo Pacto Ecológico Europeu.

No relatório elaborado na sequência desta atualização, sublinha-se que a segurança alimentar e nutricional se tornou tão importante do ponto de vista político, económico e social que deve estar no centro de todas as futuras políticas e planos. Com base nesta conclusão, o GTAR elaborou uma série de recomendações a curto e longo prazo que os membros consideram relevantes para o novo mundo pós-pandemia de COVID-19.

A curto prazo, o GTAR recomenda que a UA e a UE se empenhem em três prioridades políticas de alto nível:

  • Dar resposta às necessidades urgentes das populações africanas mais vulneráveis afetadas pela COVID-19 e, em certos países e regiões, às pragas de gafanhotos.
  • Lançar as bases de sistemas alimentares africanos sustentáveis a longo prazo, através do reforço da resiliência dos sistemas alimentares locais e da economia rural
  • Atribuir à ação climática uma maior prioridade política, concretizada no compromisso da criação de uma Aliança África-Europa para o Clima e num acordo sobre as fases iniciais da sua entrada em funcionamento

As recomendações atualizadas foram abordadas durante a cimeira ministerial UA-UE dedicada à agricultura de junho de 2021.

27 DE AGOSTO DE 2020
Priorities for Africa's food and nutrition security post-covid-19 – Task force rural Africa

Notícias