Skip to main content
Agriculture and rural development

Médio prazo

Perspetivas dos mercados e dos rendimentos agrícolas a médio prazo.

Bruxelas, 8-9 de dezembro de 2022

Panorâmica

As perspetivas agrícolas da UE, publicadas uma vez por ano, apresentam uma panorâmica dos principais mercados agrícolas da UE, dos rendimentos agrícolas e da conjuntura, desde a atualidade até 2031. Baseiam-se num conjunto de premissas ligadas às condições macroeconómicas, ao contexto da política agrícola e comercial estabelecida e à evolução do mercado internacional.

Estas premissas implicam uma evolução relativamente harmoniosa da situação dos mercados, apesar de, na realidade, estes tenderem a ser muito mais voláteis. Por conseguinte, trata-se de perspetivas e não de previsões. Concretamente, as projeções correspondem às tendências médias esperadas nos mercados agrícolas num determinado ambiente macroeconómico se as políticas se mantivessem inalteradas.

Última edição

Report: EU agricultural outlook 2021-31
English
(12.51 MB - PDF)
Descarregar
Executive summary: EU agricultural outlook 2021-31
English
(2.55 MB - PDF)
Descarregar

Informações úteis

Visualizações de dados do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia

Figures (PDF)
English
(1.1 MB - PDF)
Descarregar
Figures (Excel)
English
(215.25 KB - XLSX)
Descarregar

Acerca do relatório

Image showing farm animals and agricultural crops

O relatório abrange a UE na sua composição atual (UE-27). Apresenta as perspetivas a médio prazo para os mercados agrícolas, os rendimentos agrícolas e a conjuntura da UE da atualidade até 2031, com base num conjunto de premissas macroeconómicas coerentes consideradas mais corretas no momento da análise. Os seguintes elementos foram atualizados em 11 de novembro de 2021:

  • preços do petróleo;
  • previsões demográficas (com base na IHS Markit);
  • taxa de câmbio USD/EUR;
  • Previsões do PIB (com base nas previsões da Comissão).

Dado que muitos países da UE ainda não apresentaram os seus planos estratégicos de política agrícola comum (PAC) no âmbito da nova PAC (que deverá ter início em 2023), as projeções apontam para o prosseguimento das atuais políticas agrícolas e comerciais. Na mesma ordem de ideias, o nível de ambição decorrente de iniciativas políticas como o Pacto Ecológico Europeu e, em especial, as metas das estratégias do prado ao prato e da biodiversidade, ainda não se encontra refletido nos planos estratégicos da PAC. Consequentemente, estes não são tidos em conta. Os valores orçamentais respeitantes ao quadro financeiro plurianual 2021-27 foram atualizados.

Não foram acrescentados novos acordos de comércio livre desde o ano passado. As relações entre a UE-27 e o Reino Unido são regidas pelo Acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido, aplicado provisoriamente a partir de 1 de janeiro de 2021. A relação comercial existente presume-se isenta de direitos aduaneiros/contingentes, com algumas perturbações do comércio a curto prazo devidas ao reforço dos controlos nas fronteiras e a problemas logísticos, que apenas serão tidos em conta nas previsões de 2022. Os contingentes pautais da Organização Mundial do Comércio foram recalculados, na sequência da sua repartição pela UE-27 e pelo Reino Unido, respetivamente.

O relatório é acompanhado da análise de uma seleção de fatores de incerteza do mercado, a fim de determinar o potencial de variabilidade dos resultados. Essa variabilidade resulta, em particular, das flutuações do ambiente macroeconómico, bem como dos rendimentos das principais culturas e do leite. São também apresentados cenários específicos para uma redução da gordura nos regimes alimentares (de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde) e para a autossuficiência da China em produtos de origem animal.

No âmbito do processo preparatório, realizou-se em linha, em 20 e 21 de outubro de 2021, uma revisão externa do cenário de base e dos cenários inerentes às incertezas do mercado. Durante este evento, foram apresentados contributos valiosos por:

  • decisores políticos de alto nível;
  • peritos europeus e internacionais em modelização e mercados;
  • sociedades privadas;
  • organizações internacionais, como a OCDE e a FAO;
  • outras partes interessadas.

O relatório da Comissão constitui um esforço conjunto da Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Centro Comum de Investigação, sendo a Direção-Geral responsável pelo conteúdo.

Dado que as incertezas inerentes à evolução macroeconómica e às relações comerciais nos próximos 10 anos permanecem elevadas, é importante salientar que estas perspetivas a médio prazo constituem uma base para quaisquer análises e definição de cenários futuros, permitindo testar diferentes trajetórias de desenvolvimento.

Documents

 

Report: EU agricultural outlook 2020-30
English
(8.68 MB - PDF)
Descarregar

 

Report: EU agricultural outlook 2019-30
English
(13.12 MB - PDF)
Descarregar

 

Report: EU agricultural outlook 2018-30
English
(12.37 MB - PDF)
Descarregar

 

Report: EU agricultural outlook 2017-30
English
(5.37 MB - PDF)
Descarregar

 

Report: EU agricultural outlook 2016-26
English
(7.04 MB - PDF)
Descarregar

 

Report: EU agricultural outlook 2015-25
English
(3.23 MB - PDF)
Descarregar

 

Report: EU agricultural outlook 2014-24
English
(5.34 MB - PDF)
Descarregar

 

Impact of lower oil prices on the EU agricultural market outlook – 2014-24
English
(158.37 KB - PDF)
Descarregar

 

Report: EU agricultural outlook 2013-23
English
(4.67 MB - PDF)
Descarregar

 

Report: EU agricultural outlook 2012-22
English
(3.11 MB - PDF)
Descarregar

 

Report: EU agricultural outlook 2011-21
English
(1.1 MB - PDF)
Descarregar

 

Report: EU agricultural outlook 2010-20
English
(855.76 KB - PDF)
Descarregar

Eventos