
Chefes de renome partilham receitas originais à base de bebidas e alimentos europeus com rótulos de qualidade.
Cozinhar com produtos europeus de excelência
Neste livro, chefes europeus de renome dão sugestões sobre como confecionar pratos com produtos únicos com indicações geográficas dos respetivos países, partilhando a paixão e o entusiasmo que têm pelos produtos com os quais cresceram e que contribuíram para o seu sucesso. Trata-se de produtos originários das suas regiões e um verdadeiro exemplo de mestria artesanal e de excelência. Devemos assegurar que estes produtos continuam a beneficiar da denominação de origem protegida. É a única maneira de preservar e de garantir a sua qualidade, agora e no futuro.

A história e o património gastronómicos da Europa são muitíssimo ricos e diversificados. Obviamente que a razão para tal não se deve apenas ao facto de a Europa ser um continente tão vasto. Deve-se igualmente às tradições que vão sendo transmitidas de geração em geração. A Europa possui ainda uma diversidade geográfica sem par, das montanhas da Lapónia finlandesa ao território desértico de Múrcia e das montanhas alpinas ao mar da Irlanda. Estas regiões distintas dão origem a uma cultura gastronómica enorme e variegada. Pessoas de todo o mundo visitam a Europa não só para admirar os seus numerosos tesouros artísticos e culturais, mas também para saborear a alta cozinha do continente europeu.
Em 1992, a União Europeia já tinha decidido proteger várias denominações de produtos. Esta decisão surgiu da vontade de preservar melhor o património gastronómico e de proporcionar aos agricultores e produtores um rendimento mais justo. Os produtos europeus que beneficiam de um rótulo de qualidade apresentam sempre características únicas. São produtos típicos da região onde são cultivados ou preparados e, acima de tudo, são de excelente qualidade.
O que são indicações geográficas?
Os sistemas de indicação geográfica da UE protegem o saber-fazer, a autenticidade e as condições agroambientais específicas.
As indicações geográficas (IG) compreendem as indicações geográficas protegidas (IGP) e as denominações de origem protegidas (DOP). Estes sistemas protegem o nome de um produto proveniente de uma região específica e que resulta de um processo de produção tradicional específico.
No que se refere às DOP, as matérias-primas devem ser provenientes da região de origem, onde devem decorrer todas as etapas da produção. No caso das IGP, pelo menos uma das fases de produção, transformação ou preparação deve ocorrer na região.
As indicações geográficas e os regimes de qualidade explicados
Ligações conexas
Indicações geográficas: alimentos e bebidas
Conheça os alimentos e bebidas europeus protegidos pelos sistemas de indicação geográfica da UE.
Indicações geográficas: receitas com produtos de qualidade
Receitas inspiradas em sabores de toda a Europa com produtos que figuram no registo das indicações geográficas.