O que são os condicionalismos naturais ou outros condicionalismos locais específicos?
As zonas com condicionalismos naturais ou outros condicionalismos específicos são as zonas mais difíceis de gerir eficazmente devido a problemas concretos resultantes dos condicionalismos naturais.
O pagamento para as zonas sujeitas a condicionalismos naturais ou outros condicionalismos específicos é:
- um tipo de intervenção voluntária para fins de desenvolvimento rural
- pago anualmente por hectare de superfície agrícola
- baseado no cálculo das diferenças de rendimento e de custos entre zonas sujeitas a condicionalismos e zonas não sujeitas a condicionalismos.
Para a PAC 2023-27, os pagamentos para as zonas com condicionalismos naturais contribuirão parcialmente (fator de ponderação de 50%) para a reserva de fundos para o ambiente e o clima do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).
Objetivos das zonas com condicionalismos naturais
O objetivo dos pagamentos para as zonas com condicionalismos naturais é compensar os agricultores total ou parcialmente pelas desvantagens a que a produção agrícola está exposta devido a condicionalismos naturais ou outros condicionalismos específicos na sua zona de atividade.
Esta compensação contribui principalmente para garantir um rendimento justo e permitir que os agricultores continuem a ocupar-se das terras agrícolas, a fim de evitar que as abandonem.

- News article
CAP payments support the continuation of extensive agricultural activities in areas of natural constraints and prevent land abandonment, shows a study published by the European Commission.
Critérios aplicáveis às zonas com condicionalismos naturais
Para poderem beneficiar da ajuda concedida às zonas com condicionalismos naturais, as terras em questão devem incluir-se numa das três categorias seguintes, definidas no artigo 32.º do Regulamento (UE) 1305/2013:
- zonas de montanha claramente delimitadas pela sua altitude ou pelo declive das encostas
- zonas sujeitas a condicionalismos naturais significativos, identificadas com base em oito critérios biofísicos e um processo conhecido por «afinação»
- outras zonas afetadas por condicionalismos específicos, limitadas a 10% da superfície total do país da UE e definidas por cada país.
Zonas de montanha
Para serem classificadas como zonas de montanha com condicionalismos naturais, as terras agrícolas devem:
- situar-se a uma altitude que dificulte a agricultura
- ter encostas íngremes que impeçam a utilização de equipamento agrícola normal
- encontrar-se a norte do paralelo 62
Zonas com condicionalismos naturais significativos
As zonas com condicionalismos naturais significativos são zonas com características específicas que tornam particularmente difícil a atividade agrícola. Para serem classificadas nesta categoria, as terras devem ser afetadas negativamente por um dos seguintes fatores:
- baixas temperaturas
- aridez dos solos
- excesso de humidade no solo
- drenagem dos solos limitada
- textura e natureza pedregosa dos solos desfavoráveis
- pouca profundidade de enraizamento
- propriedades químicas medíocres
- declive acentuado
Estas zonas estão também sujeitas a um processo denominado «afinação», que visa determinar se houve algumas melhorias significativas do solo que façam com que a agricultura não seja afetada negativamente pelos condicionalismos em questão. É o caso, por exemplo, de um terreno caracterizado por um excesso de humidade do solo que tenha sido drenado artificialmente.
Zonas afetadas por condicionalismos específicos
As zonas sujeitas a condicionalismos específicos são constituídas por terras negativamente afetadas por outros fatores. Trata-se de zonas onde existe um risco significativo de que a atividade agrícola possa cessar e onde é importante manter uma comunidade agrícola ativa para:
- conservar ou melhorar o ambiente
- preservar o espaço rural
- preservar o potencial turístico da região
- proteger o litoral
Estas zonas são definidas pelos próprios países da UE e não podem exceder 10% da superfície total do país.
Ligações úteis
Importância do apoio ao rendimento dos agricultores: os diferentes regimes de pagamentos diretos
A PAC combina abordagens sociais, económicas e ambientais tendo em vista assegurar um sistema agrícola sustentável na UE.
Regras relativas aos pagamentos para as ZCN aplicáveis no domínio da política agrícola comum no período de programação de 2014-2022.

