Skip to main content
Agriculture and rural development

Economic sustainability in the CAP

Assegurar a sustentabilidade económica

A viabilidade das explorações agrícolas é um aspeto essencial da agricultura europeia. Se o setor agrícola não assegurar um rendimento estável e remunerador, pode haver falta de produtos e serviços do setor primário, que são essenciais à sociedade. Consequentemente, a política agrícola comum (PAC) prevê várias medidas destinadas a assegurar a viabilidade económica das explorações agrícolas. Além disso, as medidas económicas da PAC devem ser sustentáveis e centrar-se na forma como os recursos naturais podem ser utilizados de forma eficiente e responsável, a fim de proporcionar uma vida digna sem causar danos ao ambiente.

Nos últimos anos, as consequências económicas das alterações climáticas tornaram-se cada vez mais evidentes em toda a Europa. As perturbações causadas por condições meteorológicas instáveis, como as secas e as inundações, estão na origem de uma diminuição da produção e da redução dos rendimentos agrícolas, pelo que as medidas da PAC destinadas a salvaguardar o ambiente também visam proteger a viabilidade económica a longo prazo da agricultura.

A sustentabilidade do sistema de gestão da agricultura depende de um setor agrícola ativo e empenhado, sendo imperativo que a agricultura respeitadora do ambiente possa ser economicamente viável e rentável a curto prazo.

Para alcançar a sustentabilidade económica, a PAC procura:

Num sentido mais lato, a agricultura pode desempenhar um papel numa economia sustentável, contribuindo com biomassa para fomentar a bioeconomia e reduzir a energia baseada em carbono. Por sua vez, a produção de biomassa oferece oportunidades económicas sustentáveis aos agricultores e silvicultores e às comunidades rurais.

Visando assegurar o acesso contínuo a alimentos de elevada qualidade e um forte apoio ao modelo agrícola europeu, a nova PAC está estruturada em torno de nove objetivos fundamentais, três dos quais relacionados com a sustentabilidade económica da agricultura europeia, designadamente:

  • apoio aos rendimentos e à resiliência das explorações agrícolas viáveis em toda a UE, de modo a reforçar a segurança alimentar
  • reforço da orientação para o mercado e aumento da competitividade, com maior incidência na investigação, na tecnologia e na digitalização
  • melhoria da posição dos agricultores na cadeia de valor

Mais informações

A agricultura na bioeconomia

O papel do conhecimento e da inovação

O conhecimento e a inovação podem contribuir para assegurar a rentabilidade da agricultura, tanto atualmente como futuramente:

Documents

18 MAIO 2020
EU Green Deal: benefits for farmers
English
(6.01 MB - PDF)
Descarregar