Skip to main content
Agriculture and rural development

Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

A agricultura da UE e os ODS

As políticas agrícola e de desenvolvimento rural da União Europeia constituem uma parte importante do seu contributo para a concretização da Agenda 2030 da ONU em matéria de desenvolvimento sustentável.

No centro desta agenda, estão os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Estes objetivos foram objeto de um acordo ao nível mundial e devem ser alcançados até 2030.

O objetivo n.º 2 é um objetivo ambicioso que visa acabar com a fome no mundo. A contribuição da agricultura da UE para este objetivo é dupla: por um lado, a política agrícola comum garante a todos os europeus alimentos seguros, nutritivos e produzidos de forma sustentável. Por outro, com as suas exportações de alimentos, a UE contribui para a segurança alimentar no resto do mundo, ao mesmo tempo que concede às regiões em desenvolvimento condições comerciais extremamente favoráveis, promovendo assim o crescimento das suas agroindústrias nacionais.

O desenvolvimento rural e a política agrícola da UE promovem igualmente a concretização de vários outros ODS, incluindo os objetivos n.os 1 (erradicar a pobreza), 8 (trabalho digno e crescimento económico), 12 (produção e consumo responsáveis) e 15 (proteção dos ecossistemas terrestres).

EU approach to sustainable development

Aliança África-Europa

As ações da UE em matéria de política externa visam a coerência com a Agenda 2030 em matéria de desenvolvimento sustentável, o que se reflete igualmente em iniciativas como a nova Aliança África – Europa para Investimentos e Empregos Sustentáveis. Anunciada em 2018, a aliança tem por fim estimular o emprego e o desenvolvimento sustentável em África:

  • aumentando o investimento estratégico e reforçando o papel do setor privado na criação de emprego
  • investindo nas pessoas através do investimento na educação e na aquisição de competências
  • reforçando o ambiente empresarial e o clima de investimento
  • explorando plenamente o potencial da integração económica e do comércio

A aliança complementa a parceria política de longa data entre os dois continentes, aprofundando as relações e indo além de uma abordagem doador-beneficiário, criando uma aliança entre iguais.

Acompanhar os progressos

A Comissão tem vários sítios Web sobre o contributo da UE para os objetivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente o sítio Web do Eurostat sobre os ODS, que acompanha o desempenho da UE através de indicadores, gráficos visuais e um relatório anual pormenorizado.

Objetivos de Desenvolvimento do Milénio

Os ODS baseiam-se nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) das Nações Unidas, que em 2000 fixaram metas para 2015. A Declaração do Milénio e os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) contribuíram significativamente para sensibilizar o público, aumentar a vontade política e mobilizar recursos para a luta contra a pobreza. Um dos progressos mais importantes no período 2000-2015 foi a redução da pobreza mundial para metade. Com base nestes resultados positivos, os ODS visam alargar e desenvolver os objetivos e metas definidos para dar resposta aos desafios globais que enfrentamos e garantir um futuro melhor e mais sustentável para todos.