Skip to main content
Agriculture and rural development

Análise comercial e dos aspetos internacionais da PAC

Informações sobre as estatísticas recolhidas, as análises do comércio e das políticas, os relatórios de monitorização do setor agroalimentar e os estudos utilizados para garantir a realização dos objetivos da PAC.

Panorâmica geral

A dimensão internacional faz parte integrante da política agrícola comum (PAC), uma vez que a existência de um equilíbrio saudável entre as importações e as exportações é essencial para salvaguardar a estabilidade do mercado interno.

A fim de assegurar a realização dos objetivos da PAC, a Comissão Europeia recolhe estatísticas e efetua análises do comércio agrícola e da evolução da política agroalimentar a nível internacional.

São divulgadas, mensalmente, na publicação «Monitorização do comércio agroalimentar da UE» informações atualizadas, enquanto o relatório anual «Monitorização da política de comércio agroalimentar» apresenta uma análise mais aprofundada da evolução dos fluxos comerciais agroalimentares da UE no ano precedente.

Ambas as publicações examinam as tendências e a evolução do comércio agroalimentar no que respeita aos principais intervenientes e produtos. Estas publicações são complementadas por fichas informativas que apresentam um quadro pormenorizado das relações comerciais da UE no setor agroalimentar e ilustram os desenvolvimentos mais significativos ocorridos no mercado agroalimentar internacional.

A Comissão Europeia e os seus parceiros produzem também diversos estudos e documentos analíticos sobre as políticas comerciais que afetam a agricultura.

De um modo geral, todas as estatísticas e análises demonstram que a UE oferece um conjunto diversificado de produtos competitivos a todos os níveis da cadeia de valor agrícola e desempenha um papel central no comércio internacional de produtos agrícolas.

Publicação «Monitoring EU agri-food trade»

A publicação «Monitoring EU agri-food trade» fornece informações atualizadas sobre o comércio agroalimentar da UE, e nomeadamente as estatísticas mais recentes sobre as relações comerciais e as categorias de produtos e identifica os desenvolvimentos mais significativos e as tendências emergentes.

Monitoring EU agri-food trade: latest edition
English
(1.2 MB - PDF)
Descarregar

Números anteriores

Publicação «Monitoring agri-trade policy»

A «Monitoring agri-trade policy (MAP)» é uma publicação anual que apresenta os resultados de uma análise aprofundada dos principais aspetos da política agroalimentar e do comércio agrícola em geral, apresentando uma panorâmica pormenorizada do comércio agroalimentar internacional, com destaque para os principais produtos e parceiros.

Monitoring agri-trade policy: agri-food trade in 2020
English
(2.6 MB - PDF)
Descarregar

Em 2020, a pandemia de COVID19 provocou uma das maiores recessões a nível da atividade económica e do comércio mundiais. A economia da UE registou uma contração de 6%, tendo as exportações diminuído em 9% e as importações em 12%. Apesar disso, o comércio agroalimentar da UE registou um aumento de 306 mil milhões de euros. As importações e as exportações de produtos agroalimentares registaram um aumento de 0,5% e 1,4% respetivamente, tendo reforçado a posição da UE líder mundial no domínio do comércio desses produtos.

Monitoring agri-trade policy – 2021: EU poultry exports to West Africa
English
(1000.2 KB - PDF)
Descarregar

A região da África Ocidental está a desenvolver-se rapidamente e a sua população está em plena expansão. A satisfação das necessidades básicas a fim de garantir um regime alimentar equilibrado continua a ser uma condição indispensável para promover o crescimento, a prosperidade e a estabilidade na região. A publicação fornece factos e números sobre as exportações de aves de capoeira da UE para a África Ocidental e analisa os principais desenvolvimentos do setor neste domínio.

Números anteriores

Boletim informativo

Inscreva-se no sistema de alerta por correio eletrónico para se manter atualizado.

Mantenha-se informado

Estatísticas comerciais

A Comissão Europeia produz uma série de fichas informativas por país e por região, a fim de dar uma visão global do comércio agroalimentar da UE em todo o mundo.

As fichas informativas dão uma imagem das relações comerciais agroalimentares da UE com os países e regiões em questão, com especial destaque para os principais indicadores agrícolas e comerciais, e incluem dados sobre o equilíbrio das exportações e das importações e a repartição das trocas comerciais por categoria de produtos.

Estudos

A União Europeia e os seus parceiros realizam regularmente estudos a fim de determinar o impacto dos acordos comerciais internacionais sobre a agricultura. A Comissão efetua avaliações do impacto antes do início das negociações de cada acordo comercial e avaliações do impacto na sustentabilidade durante o decurso das mesmas. Realiza também estudos do impacto cumulativo por forma a examinar o efeito combinado dos diversos acordos em fase de assinatura ou negociação.