
As medidas que incentivam práticas agrícolas ecológicas e aplicam a legislação ambiental são um elemento central da PAC. Existe um compromisso político no sentido de que 40% do orçamento da PAC tenha a ver com a ação climática e que 10% do orçamento da UE seja afetado a objetivos no domínio da biodiversidade.
Desafios e ajuda aos agricultores
A experiência mostra que uma abordagem única não funciona num setor tão diversificado como o setor agrícola. Pelo contrário, as soluções devem ser adaptadas a cada região. A Comissão está empenhada em ajudar os agricultores e as empresas a terem devidamente em conta, na sua atividade, as condições geográficas e climáticas específicas a que estão sujeitos.
A legislação ambiental não tem como objetivo prejudicar a agricultura, mas ajudar o setor a tornar-se mais resiliente a longo prazo e, simultaneamente, mais sustentável. Os agricultores já estão a cumprir certas metas através, por exemplo, da utilização de métodos que melhoram a biodiversidade e captam carbono da atmosfera. Também já gerem os solos e a água de forma a tornar as suas explorações mais viáveis.
Não se trata de escolher entre a produção de alimentos em quantidade suficiente e a proteção do ambiente. Os agricultores podem fazer as duas coisas simultaneamente.
Recompensar as práticas sustentáveis
Os agricultores que protegem ou restauram os benefícios da natureza para os seres humanos («serviços ecossistémicos») devem ser recompensados. É por esta razão que o financiamento agrícola da UE para 2023-27 também cobre medidas e incentivos específicos para encorajar os agricultores a adotar práticas sustentáveis, nomeadamente:
- regimes agroambientais nacionais
- apoio à agricultura biológica
- pagamentos por serviços ecossistémicos
A legislação europeia define objetivos claros com vista a uma transição para práticas agrícolas mais sustentáveis e prevê pagamentos como forma de apoio ao longo do processo.
Investimentos da UE na sustentabilidade
Os planos estratégicos da PAC preveem:
Os países da UE podem criar este tipo de instrumentos tendo em conta as suas necessidades específicas, a fim de tirar o máximo partido dos mesmos.

- News article
The Commission’s latest study highlights the potential of CAP Strategic Plans to reduce greenhouse gas emissions by up to 31 million tonnes annually.
Podcast «Alimentar a Europa»
44. A agricultura e o ambiente: podem ser conciliados?27 de junho de 2024
40. Um país, dois sistemas: regimes ecológicos nas explorações agrícolas na Bélgica15 de fevereiro de 2024
39. Inovação, digitalização e agricultura de precisão: a solução para uma agricultura sustentável na Europa?1 de fevereiro de 2024
37. Sistema agrovoltaico: uma aliança promissora entre a energia solar e a agricultura16 de novembro de 2023
35. Crise da água: a promessa da agricultura de precisão18 de outubro de 2023
20. Um controlo mais sustentável das pragas: que futuro?18 de outubro de 2022
Declaração de exoneração de responsabilidade: o conteúdo da presente publicação é meramente informativo e não é juridicamente vinculativo.
Ligações úteis
Mais informações
Informações gerais sobre a política de produção biológica da UE e o seu logótipo e sobre a legislação neste setor, bem como perguntas frequentes
Os regimes ecológicos apoiam os agricultores que adotem ou mantenham práticas agrícolas que contribuam para a consecução dos objetivos ambientais e climáticos da UE.
A UE promove zonas rurais dinâmicas. Juntamente com as medidas de mercado e o apoio ao rendimento, as medidas de desenvolvimento rural são uma das pedras basilares da PAC.
Os planos estratégicos da PAC elaborados a nível nacional combinam uma vasta gama de objetivos locais e da UE para obter resultados concretos e específicos.
Mais factos sobre a política agrícola da UE

Resposta às perguntas mais frequentes sobre a PAC
Podcast «Alimentar a Europa»

The Food for Europe podcast is a European podcast series on food and farming, featuring interviews with key players in European agricultural policy.

